Quando um jovem decide iniciar a graduação, o grande empecilho é: o investimento. Mas, com o FIES 2023 é possível primeiro ter uma formação e depois pagar pelas mensalidades. E com essa facilidade não tem como deixar o ensino superior para mais tarde. Conheça tudo sobre o FIES 2023.

Novo FIES 2023
Conteúdo do Artigo
Conheça o Fundo de Financiamento Estudantil
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições particulares. Vale financiamento os cursos superiores que tenham avaliação positiva no MEC.
✓ Veja também como funciona os programas:
Em 2010, o FIES passou a funcionar em um novo formato: a taxa de juros do financiamento passou a ser de 3,4% a.a., o período de carência passou para 18 meses e o período de amortização para 3 vezes o período de duração regular do curso + 12 meses.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o Agente Operador do Programa para contratos formalizados a partir de 2010. Além disso, o percentual de financiamento subiu para até 100% e as inscrições passaram a ser feitas em fluxo contínuo, em qualquer período do ano.
O Novo FIES 2023
Chamado de novo FIES 2023, o programa foi divido em 3 categorias que dividem o público alvo e a forma de pagamento de cada público.

Modalidades do FIES 2023
Veja como ficou:
- FIES 1: Exclusiva para estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos. Os alunos não pagam juros sobre as parcelas, porém há um limite de 100 mil vagas;
- FIES 2: Exclusiva para os estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil que possuem renda familiar per capita de até 5 salários mínimos;
- FIES 3: Semelhante à modalidade FIES 2, porém aberta às demais regiões do país. Nesse cenário, podem se inscrever para o FIES os estudantes que possuam renda familiar per capita de até 5 salários mínimos.
Durante o curso, o estudante financiado deve pagar mensalmente, o valor da coparticipação, que corresponde a parcela dos encargos educacionais não financiada, diretamente ao agente financeiro.
Aditamento FIES 2023
O aditamento FIES 2023 que significa a renovação semestral do contrato de financiamento, simplificado e não simplificado, deverá ser realizado por meio do Sistema Informatizado do FIES.
A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) solicitará a renovação do seu contrato e você fará a confirmação dos dados no sistema SisFIES. São 20 dias contados a partir da data de conclusão da solicitação para validar as informações do seu curso e os valores da semestralidade.
Calendário FIES 2023
Para 2023 ainda não foi divulgado o calendário FIES 2023, um cronograma que determina as principais datas para o processo de seleção dos interessados em aderir ao programa.
Mas, para ter uma base do que vem pela frente, confira o cronograma de 2018, os meses não devem ser modificadas, mas o que pode sofrer alterações são os dias:
- Publicação do Edital: 16/02;
- Inscrições: 19/02 a 02/03;
- Resultado do FIES: 05/03 e P-Fies: 16/03;
- Convocação Lista de Espera: 06/03 a 30/03.
Inscrições FIES 2023
As inscrições FIES 2023 são gratuitas e realizadas exclusivamente pela internet, na página do Fies Seleção.
No primeiro acesso, o estudante informará seu número de CPF, data de nascimento, um endereço de e-mail válido e cadastrará uma senha que será utilizada sempre que acessar o Sistema.

Inscrições FIES 2023
Após informar os dados solicitados, o estudante receberá uma mensagem no endereço de e-mail informado para validação do seu cadastro. A partir daí, o estudante acessará o FIES Seleção e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição.
✔ Realize a Inscrição do PROUNI 2023 pelo portal do MEC
Após concluir sua inscrição, é necessário validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até 10 dias contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição.
Após a validação das informações, o estudante, e se for o caso, seu(s) fiador(es) deverão comparecer a um agente financeiro do FIES, para formalizar a contratação do financiamento.
Documentos necessários para a Matrícula no FIES
É importante que o estudante tenha em mãos uma série de documentos para realizar a inscrição no FIES 2023. A inscrição é declaratória, ou seja, basta informar os dados dos documentos, não sendo necessário anexar os mesmos.
A declaração dos documentos serve para que o Ministério da Educação averigue se o candidato atende aos requisitos do Programa. Para se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil, será necessário informar:
- Número de documento de identificação – seja número do RG, CNH, carteira de trabalho ou passaporte. Será necessário o número do candidato e de todos os membros do grupo familiar;
- Comprovante de residência – Conta de energia, de água, de telefone ou ainda, cópia do contrato de aluguel;
- Comprovantes de renda de todos os membros do grupo familiar – Carteira de trabalho, extrato bancário, contracheque dos últimos 3 salários, declaração do imposto de renda, entre outros.
Antenção: O comprovante de residência deve estar atualizado, sendo de, no máximo 3 meses. Também recomenda-se que o candidato apresente os 3 últimos contracheques de todos os membros do grupo familiar com carteira assinada.
Cursos mais procurados no FIES 2023
Veja abaixo a lista divulgada pelo Ministério da Educação dos cursos com maior busca para Financiamento Estudatil. Seguem também as respectivas notas de corte de cada:
- Ciências Contábeis: 682,98.
- Biologia: 474,48;
- Biomedicina: 685,28;
- Administração: 451,9;
- Nanotecnologia: 755,36;
- Arquitetura: 749,04;
- Odontologia: 759,1;
- Medicina: 726,92;
- Direito: 765,62;